Estudante cria sacos-cama impermeáveis e à prova de fogo para moradores de rua

Nós, da Alucinados Pela vida, acreditamos que o design (em todo o seu amplo universo) só faz sentido quando, em simultâneo com a estética, resolve um qualquer problema, supre uma necessidade, propondo soluções inovadoras para uma melhoria na vida das pessoas.

Então e quem não é designer? Também pode propor soluções desse tipo? Claro que sim! Pode e DEVE! como é o caso da estudante de 15 anos Emily Duffy, que é a inventora destes sacos-cama para moradores de rua. Porém, não são sacos-cama comuns, são também verdadeiros salva-vidas, porque são impermeáveis, fáceis de distinguir e bastante práticos.

Todas estas vantagens só são possíveis graças à sua composição. Os sacos são revestidos com uma espessa camada de “plástico-bolha” à prova de fogo e que, além da protecção contra as chamas, ainda é impermeável, mantendo as pessoas dentro deles completamente secas nos dias de intempérie. Outro componente importante são as faixas reflectoras, como aquelas que são usadas nos coletes e placas de trânsito, o que confere aos sacos uma alta visibilidade. Acrescem ainda as tiras de velcro que permitem uma facilitada entrada e saída.

Mas não é tudo. Os sacos-cama são produzidos por ex moradores de rua, na sua grande maioria ex-alcoólicos que passaram por um programa de desintoxicação, em Dublin, na Irlanda, como forma de os incentivar a voltar ao trabalho ajudando em simultâneo aqueles que ainda passam as suas vidas nas ruas. O salário deles é superior o salário mínimo nacional irlandês.

Dessa forma, estas pessoas têm assim uma nova chance de se reintegrarem na sociedade, trabalhando e recebendo um salário, ajudando também outras pessoas a ficarem protegidas e quentes vivendo nas ruas.

Vejas mais algumas imagens sobre este maravilhoso projeto: