Cientistas afirmam que os pais têm maior impacto na vida das filhas do que as mães

O vínculo entre pai e filha é único, vamos ser honestos. O relacionamento de uma menina com o pai molda a sua experiência de infância e determina o seu comportamento na vida adulta. É o pai que dá o exemplo de um “homem dos sonhos” de uma vida saudável e bem-sucedida. Se o pai não participa na vida da sua filha ou as suas acções deste são erráticas, isso pode levar a uma baixa auto-estima e problemas com a confiança nos homens em geral.

A equipe da página Alucinados Pela Vida decidiu falar hoje sobre a importância de um pai compreensivo e do seu apoio na vida de uma menina.

Proximidade desde tenra idade.

A nossa cultura mudou, e muitos pais têm finalmente agora a oportunidade de cuidar das suas filhas desde o início. Desde o primeiro dia, os pais são encorajados a alimentar as suas filhas, trocar as fraldas, dar banhos, colocá-las a dormir e a acalmar os seus momentos de choro. Tal  presença cria um vínculo entre ele e a sua filha, que cria dá origem a um relacionamento muito importante, determinando o futuro da menina.

A importância de um pai presente a nível emocional

Se a filha tem um bom relacionamento com o pai, ela tem um risco menor de desenvolver ansiedade ou depressão e lida melhor com o stress, de acordo com uma pesquisa publicada na OrgScience.

Se o pai trabalha no desenvolvimento de um vínculo forte com a sua filha e faz com que seja confortável para ela falar sobre os seus sentimentos, ele está a prepará-la para relacionamentos bem-sucedidos e satisfatórios no futuro.

A influência de um pai na auto-imagem de uma filha

O envolvimento de um pai na vida da filha é importante, e criar uma conexão saudável com ela é crucial, porque isso ajuda-a a desenvolver auto-confiança e a criar uma imagem positiva de si mesma. Para fazer isso, um pai deve encorajar verbalmente a filha, estar presente na sua vida, respeitar os seus sentimentos e ouvir os seus pensamentos, bem como demonstrar um interesse ativo nos seus hobbies. Isso irá ajudá-la a livrar-se das suas inseguranças e a aumentar a sua confiança nas suas próprias habilidades.

A influência de um pai nos relacionamentos de uma filha

É o pai que mostra à jovem o que significa o respeito e o amor. Ele mostra-lhe como um homem pode e deve respeitar outras mulheres, especialmente a mãe. A filha vai ver tudo e lembrar-se sobre como o seu pai se comunica com as mulheres, se ele consegue mostrar respeito ou não.

Para uma menina, um relacionamento precoce com o pai molda as suas percepções do que ela pode esperar e do que é aceitável num parceiro a nível amoroso. Pesquisas dizem que as mulheres maduras amadurecem e têm relacionamentos de longo prazo com homens que se parecem mentalmente com os seus pais.

A influência prática de um pai

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Markie Ostler (@meeteverlyjo) a

Os pais também desempenham um papel importante quando falamos sobre a saúde financeira e física das suas filhas. As meninas vêem os seus pais como um símbolo de estabilidade financeira, bem-estar físico e emocional. Se o pai esteve muito envolvido na infância da sua filha, esta terá maior probabilidade de ter melhor saúde física e financeira, o que pode levá-la ao sucesso.

O papel das mães

Embora os pais desempenhem um papel significativo na vida das meninas, as mães não são menos importantes. As mães dão às filhas um exemplo de como se comportar nos seus relacionamentos adultos e como cuidar dos seus próprios filhos.

Você concorda que o papel do pai na vida de uma filha é tão importante quanto o da mãe?